12 ETAPAS
6 ETAPAS DE PESO 1 (2 DESCARTES POSSÍVEIS)
6 ETAPAS DE PESO 3 (1 DESCARTE POSSÍVEL)
MÍNIMO RANKING: 9 ETAPAS
5 ETAPAS
DESCARTE DA ETAPA DE MENOR PONTUAÇÃO
MÍNIMO RANKING: 4 ETAPAS
4 ETAPAS
DESCARTE DA ETAPA DE MENOR PONTUAÇÃO
MÍNIMO RANKING: 3 ETAPAS
O Tiro Defensivo Tático – TDT é mais uma modalidade de tiro desportivo, contudo, diferentemente de outras modalidades, tem por objetivo condicionar o praticante, que seja possuidor de arma de fogo ou profissional de segurança, que utiliza arma de fogo, para que esteja, ao menos minimamente, preparado para operar em caso de necessidade de ação e/ou reação diante de uma situação real de autodefesa.
A preparação se dá por meio da simulação de casos concretos e/ou de circunstâncias que poderão, verdadeiramente, ocorrer.
Por se tratar de simulações de casos concretos, normalmente ocorridos durante a atividade de práticas rotineiras da vida privada, as armas e demais acessórios devem ser aqueles disponíveis no comércio, destinados à defesa, e devem estar ajustados ao corpo da forma como são portados cotidianamente, salvo quando o caso concreto proposto admitir ou prever a sua utilização em condição diversa, que seja compatível com uma ação real.
O TDT, como é conhecido, nasceu de atiradores de IDPA (International Defensive Pistol Association), e posteriormente de IDSC (International
Defensive Shooting Confederation), na busca de uma modalidade que mais simulasse situações reais, em cumprimento da legislação criminal brasileira, diferente da realidade americana.
Por se tratar de um esporte que utiliza armas de fogo, os procedimentos de segurança e emprego do armamento são quase que universais, havendo modificações apenas na metodologia de contagem de pontos e objetivos a serem alcançados em cada modalidade.
PISTOLA .22LR
Pistola .22 LR: Exclusivamente para PISTOLAS com
aparelho de pontaria convencional (alça e maça de mira) no calibre nominal .22
Long Rifle ou equivalentes.
PLATAFORMA: PISTOLA
ALVO: FOGO CENTRAL DE 2 CENTROS
POSIÇÃO: EM PÉ SEM APOIO
CONDIÇÃO DE PARTIDA: CARREGADA E
ALIMENTADA PARTINDO DA RETENÇÃO OU PRONTO BAIXO
QUANTIDADE DE DISPAROS: 10
DISPAROS (SENDO 5 EM CADA CENTRO)
DISTÂNCIA: 10m
TEMPO: 10 MINUTOS
REVÓLVER MENOR (.38 SPL / .357 MAG)
Divisão Revólver Menor: Exclusivamente para REVÓLVERES com aparelho de pontaria convencional (alça e maça de mira) no calibre nominal .38 SPECIAL, .357 MAGNUM ou equivalentes.
PLATAFORMA: REVÓLVER
ALVO: FOGO CENTRAL DE 2 CENTROS
POSIÇÃO: EM PÉ SEM APOIO
CONDIÇÃO DE PARTIDA: CARREGADA E
ALIMENTADA PARTINDO DA RETENÇÃO OU PRONTO BAIXO
QUANTIDADE DE DISPAROS: 10
DISPAROS (SENDO 5 EM CADA CENTRO)
DISTÂNCIA: 10m
TEMPO: 10 MINUTOS
PISTOLA MAIOR (9x19mm / .40 S&W)
Divisão Pistola Maior 9x19mm / .40 S&W: Exclusivamente para PISTOLAS com aparelho de pontaria convencional (alça e maça de mira) nos calibres nominais 9x19mm Luger, .40 Smith & Wesson ou equivalentes.
PLATAFORMA: PISTOLA
ALVO: FOGO CENTRAL DE 2 CENTROS
POSIÇÃO: EM PÉ SEM APOIO
CONDIÇÃO DE PARTIDA: CARREGADA E
ALIMENTADA PARTINDO DA RETENÇÃO OU PRONTO BAIXO
QUANTIDADE DE DISPAROS: 10
DISPAROS (SENDO 5 EM CADA CENTRO)
DISTÂNCIA: 10m
TEMPO: 10 MINUTOS DE PROVA
PROIBIDO O USO
DE APARELHOS ÓTICOS (RED DOTS, LUNETAS, ETC.)
PISTOLA SUPERIOR (.45 ACP / 10mm AUTO)
Divisão Pistola Maior .45 ACP / 10mm AUTO: Exclusivamente para PISTOLAS com aparelho de pontaria convencional (alça e maça de mira) nos calibres nominais .45 AUTO, 10mm AUTO.
PLATAFORMA: PISTOLA
ALVO: FOGO CENTRAL DE 2 CENTROS
POSIÇÃO: EM PÉ SEM APOIO
CONDIÇÃO DE PARTIDA: CARREGADA E
ALIMENTADA PARTINDO DA RETENÇÃO OU PRONTO BAIXO
QUANTIDADE DE DISPAROS: 10
DISPAROS (SENDO 5 EM CADA CENTRO)
DISTÂNCIA: 10m
TEMPO: 10 MINUTOS DE PROVA
PROIBIDO O USO
DE APARELHOS ÓTICOS (RED DOTS, LUNETAS, ETC.)
CARABINA .22LR
Divisão CARABINA .22LR: Exclusivamente para CARABINAS, com aparelho de pontaria convencional (alça e maça de mira) com calibre nominal .22 Long Rifle ou equivalentes.
PLATAFORMA: CARABINA
ALVO: FOGO CENTRAL DE 2 CENTROS
POSIÇÃO: EM PÉ SEM APOIO
CONDIÇÃO DE PARTIDA: CARREGADA E
ALIMENTADA PARTINDO DA POSIÇÃO PRONTO BAIXO.
QUANTIDADE DE DISPAROS: 10
DISPAROS (SENDO 5 EM CADA CENTRO)
DISTÂNCIA: 15m
TEMPO: 10 MINUTOS DE PROVA
FUZIL (5.56x45mm / 7.62x49mm / 7.62x51mm / .308 Win)
Divisão FUZIL 5.56x45mm / 7.62x49mm / 7.62x51mm / .308 Win: Exclusivamente para FUZIS, com aparelho de pontaria convencional (alça e maça de mira) com calibre nominal 5.56x45mm NATO / 7.62x39mm / 7.62x51mm NATO/ .308 Winchester ou equivalentes.
PLATAFORMA: FUZIL
ALVO: FOGO CENTRAL DE 4 CENTROS
POSIÇÃO: EM PÉ SEM APOIO
CONDIÇÃO DE PARTIDA: CARREGADA E
ALIMENTADA PARTINDO DA POSIÇÃO PRONTO BAIXO.
QUANTIDADE DE DISPAROS: 4
DISPAROS (SENDO 1 EM CADA CENTRO)
DISTÂNCIA: 15m
TEMPO: 1 MINUTO DE PROVA
REVÓLVER .44 REM MAG
Divisão REVÓLVER .44 REM MAG: Exclusivamente para REVÓLVERES, com aparelho de pontaria convencional (alça e
maça de mira) com calibre nominal .44 REMINGTON MAGNUM ou equivalentes.
PLATAFORMA: REVÓLVER
ALVO: FOGO CENTRAL DE 4 CENTROS
POSIÇÃO: EM PÉ SEM APOIO
CONDIÇÃO DE PARTIDA: CARREGADA E
ALIMENTADA PARTINDO DA POSIÇÃO PRONTO BAIXO.
QUANTIDADE DE DISPAROS: 4
DISPAROS (SENDO 1 EM CADA CENTRO)
DISTÂNCIA: 10m
TEMPO: 1 MINUTO DE PROVA
REVÓLVER .454 CASULL
Divisão REVÓLVER .454 CASULL: Exclusivamente para REVÓLVERES, com aparelho de pontaria convencional (alça e
maça de mira) com calibre nominal .454 CASULL ou equivalentes.
PLATAFORMA: REVÓLVER
ALVO: FOGO CENTRAL DE 4 CENTROS
POSIÇÃO: EM PÉ SEM APOIO
CONDIÇÃO DE PARTIDA: CARREGADA E
ALIMENTADA PARTINDO DA POSIÇÃO PRONTO BAIXO.
QUANTIDADE DE DISPAROS: 4
DISPAROS (SENDO 1 EM CADA CENTRO)
DISTÂNCIA: 10m
TEMPO: 1 MINUTO DE PROVA
REGRAS GERAIS:
O atirador deverá se colocar em seu posto de tiro com a arma DESMUNICIADA e suas munições. Caso este detenha a prerrogativa de portar o armamento, deverá ser acompanhado do instrutor para fazer os procedimentos de segurança em local próprio, sem oferecer risco a nenhum participante. Após toda a linha de tiro estar posicionada de frente para seus alvos, será dado o tempo de 1 minuto para que todos os atiradores se preparem. Nesse tempo poderá ser feito o manuseio do armamento, visada e disparos “em seco”. Carregadores também deverão ser municiados durante este período. O árbitro poderá prorrogar em +15 segundos o tempo de preparação caso algum atirador ainda não esteja pronto. Ao final do tempo de preparação se dará o início da série. O atirador deverá iniciar a série com o armamento carregado e travado, posicionado de pé, de frente para o alvo, e com a arma empunhada a 45° em relação ao seu corpo (posição 3). A arma só poderá ser destravada após o início da série. Todos os disparos deverão ser efetuados sem qualquer apoio externo ao próprio corpo. É PROIBIDO o uso de roupas ou acessórios que facilitem o apoio ou equilíbrio do armamento junto ao atleta.
RESUMO DO REGULAMENTO DO CAMPEONATO TACTICAL SHOTGUN
DOWNLOAD DO REGULAMENTO COMPLETO
DIVISÕES
DIVISÃO ESPINGARDA 1 CANO: Espingardas monotiro, nacionais ou importadas, de um só em todos os calibres nominais, de alma lisa, permitidos e restritos que o atirador desportivo possa ter em seu acervo;
DIVISÃO ESPINGARDA 2 CANOS: Espingardas monotiro, nacionais ou importadas, de dois canos em todos os calibres nominais, de alma lisa, permitidos e restritos que o atirador desportivo possa ter em seu acervo;
DIVISÃO PUMP: Espingardas de repetição, nacionais ou importadas, em todos os calibres nominais, de alma lisa, permitidos e restritos que o atirador desportivo possa ter em seu acervo;
DIVISÃO SEMI-AUTO: Espingardas semiautomáticas, nacionais ou importadas, dotadas de tubo carregador, sem limite de capacidade, em todos os calibres nominais, de alma lisa, permitidos e restritos que o atirador desportivo possa ter em seu acervo;
DIVISÃO OPEN: Espingardas semiautomáticas, nacionais ou importadas, que possuam carregador destacável (padrão AR, AK ou similares), em todos os calibres nominais, de alma lisa, permitidos e restritos que o atirador desportivo possa ter em seu acervo. Enquadram-se também nesta categoria qualquer espingarda que tenha red-dot ou luneta instalados, bem como revólveres de alma lisa.
Será permitido ao atirador usar o mesmo armamento para participar da divisão OPEN e de outra na qual o equipamento se enquadre, desde que a mira eletrônica ou luneta seja REMOVIDA.
CLASSES:
Overall: Todos os atiradores;
CARTUCHO UTILIZADO:
Cartuchos do tipo Birdshot, carregados com balins múltiplos. É permitido o uso de munições recarregadas, desde
que utilizem balins tamanho 7 ou inferior (2,5mm). No calibre 12GA as munições originais podem ser cartuchos até o T-200, que são carregados com 32g de chumbo 7 ½ . Calibres inferiores ao 12GA podem utilizar balins até o tamanho 3 (3,5mm).
É PROIBIDO o uso de munição original de fábrica ou recarregada com projétil singular
TIPOS DE ALVOS:
A competição de Tactical Shotgun utiliza somente alvos metálicos em medidas padronizadas pela CBTT, sendo:
Plates circulares: deverão ter 20 centímetros de diâmetro e uma base fixada na parte inferior para estabilizá-lo no seu posto. Os alvos do tipo Popper devem obedecer às medidas padronizadas de acordo com a imagem constante do Caderno de Regras;
PONTUAÇÃO:
Cada alvo metálico vale 10 pontos quando derrubado. Somente os metais que caírem deverão ser pontuados.
Falta: Serão descontados 10 pontos por evento. Alvos Vermelhos (não atiráveis): Serão descontados 20 pontos por cada alvo penalizável derrubado.
REGRAS GERAIS:
Não é permitido o treinamento no cenário montado. Todas as passagens dos atletas serão filmadas para fins de auditoria.
O tempo da passagem no cenário será aferido por um SHOT TIMER, equipamento dedicado (aplicativos de celular não são permitidos), sendo este responsável pelo bip de início da prova, contabilização do tempo do atleta em cada disparo, especialmente o último. O atleta deverá chegar ao posto de tiro com a arma DESMUNICIADA, com o SAFETY FLAG inserido e suas munições. As condições do armamento, posição de início e locais de cartuchos serão definidos pelo cenário homologado para a etapa. É OBRIGATÓRIO que a arma esteja travada caso o cenário permita seu início carregada e alimentada. Está liberado o uso de porta cartuchos nos vários formatos disponibilizados fixados em cintos ou diretamente ao corpo, exceto quando proibidos pela descrição do cenário. O Safety Flag deverá ser removido do armamento pelo
árbitro antes do posicionamento do armamento ou carregamento deste de acordo com o determinado pelo cenário.